O saneamento básico é um elemento essencial para melhorar a qualidade de vida da população brasileira, proporcionando impactos diretos nos índices de saúde. No Dia Nacional da Saúde, celebrado neste sábado, dia 5 de agosto, a BRK, concessionária responsável pelos serviços de saneamento de Sumaré, ressalta a importância do tratamento adequado da água e do esgoto para a prevenção de doenças e a manutenção da saúde.
De acordo com a pesquisa "O líquido da vida: estimando os impactos dos serviços de água e saneamento na saúde no Brasil", realizada pela IDB Invest em parceria com a BRK, aumentar em 10 pontos percentuais a cobertura de água potável e saneamento básico pode resultar em uma redução de mais de 50% nas internações por dengue no país. Globalmente, doenças relacionadas à água causam cerca de dois milhões de mortes por ano, mas a implantação de sistemas de saneamento básico pode reduzir a incidência de diarreia e outras doenças em aproximadamente 30%.
O estudo abrangeu 38 municípios atendidos pela atendidos pela BRK, avaliando os impactos do saneamento na saúde e também no desempenho escolar. A expansão dos serviços de água reduziu em 16% os gastos públicos com internações relacionadas à dengue, enquanto a expansão do esgoto reduziu essas despesas em 8%. Também houve uma média de redução de 1,3 ano no atraso escolar para crianças com acesso à água, e 2,2 anos para aquelas com acesso ao esgoto. O investimento em saneamento traz benefícios significativos para a qualidade de vida e o desenvolvimento das comunidades atendidas.
Segundo o estudo, Sumaré teve reduções de 75% nas internações hospitalares, 21% nos gastos com saúde pública e 74% em atraso escolar. Os investimentos no saneamento geraram um aumento de 15% nos empregos.
A BRK adota uma série de ações para assegurar que a água fornecida à população sumareense atinja os mais elevados padrões de qualidade. O monitoramento é conduzido em várias etapas, desde a captação dos mananciais, passando pelo processo de tratamento, até a distribuição nas redes. Em Sumaré, a concessionária realiza um controle minucioso de todos os parâmetros físico-químicos e microbiológicos recomendados pelo Ministério da Saúde para que a água seja considerada potável. Em média, são realizadas mais de 23 mil análises por mês, garantindo a segurança e confiabilidade do fornecimento de água à comunidade.
“Com a prestação de um serviço de saneamento de qualidade, é possível minimizar os casos de hospitalizações relacionadas a doenças de veiculação hídrica, como diarreia, cólera, dengue, entre outras. Esse serviço é fundamental para o bem-estar da comunidade”, destaca Viviane Moraes, gerente de operações da BRK em Sumaré.
“O saneamento básico é uma questão de saúde pública, por isso investimos na melhoria contínua da prestação dos serviços no município. Nosso objetivo é entregar um serviço de alta qualidade e que contribua positivamente com a qualidade de vida das pessoas e o desenvolvimento da região”, reforça a gerente.